Muito mais que contabilidade, uma parceria estratégica em todos os momentos do seu negócio.

Começo de ano: cinco dicas para organizar suas atividades no trabalho

Depois das festas, de um tempinho com a família e os amigos, voltar ao trabalho não é uma das tarefas mais fáceis.

Fonte: InfoMoney

Flávia Furlan Nunes

Depois das festas, de um tempinho com a família e os amigos, voltar ao trabalho não é uma das tarefas mais fáceis. Muitas atividades estão acumuladas, algumas urgências já estão com prazo esgotando e a sensação de estresse e correria começa a reaparecer.

"Se você é uma das pessoas que está tentando organizar o seu trabalho e cumprir a sua agenda, não se desespere, isso é possível. Você precisará reservar um tempinho para se planejar, utilizando uma agenda de sua preferência para escrever tudo que deve ser feito", disse o especialista em produtividade pessoal e empresarial, Christian Barbosa.

De acordo com ele, não é indicado deixar na cabeça o que deve ser feito, negligenciando a anotação das prioridades.

Cinco dicas
Confira abaixo as cinco dicas dadas por Barbosa para quem começou 2009 a todo vapor:

  1. Urgências: ao contrário do que indicam os cursos de administração de tempo, o especialista orienta os profissionais a focarem em suas urgências e não no que é importante. Na prática, se deixar as urgências de lado, elas crescem e tomam conta do tempo. "Foque em resolver tudo que for problema de uma vez, para depois ter tempo de trabalhar no importante".
     
  2. Prioridades: um dia não deve ser planejado, mas sim priorizado, em ordem numérica de acordo com o trabalho a fazer. "Planejar o dia é uma ilusão, pois é impossível evitar que as circunstâncias e urgências ocorram tentando planejá-las em cima da hora. O planejamento deve ser feito para no mínimo três dias para frente".
     
  3. Vilões: quando se volta de um tempo afastado do trabalho, é comum encontrar um e-mail lotado. Escolha um período do dia para checá-los e destine o tempo somente para esta atividade. Mova os importantes para pastas específicas, marque as atitudes que terá de tomar depois da leitura e apague aqueles que não terão utilidade.
     
  4. Fim de ano: "Realmente leva um tempo para voltar ao ritmo habitual, por isso, comece priorizando as coisas mais fáceis, simples e de rápida execução. Isso vai ajudar você a começar a entrar no ritmo".
     
  5. Distrações: Navegar na internet, conversar com os colegas e fazer brincadeiras causam desvio de atenção. Uma vez perdido o foco no trabalho, é difícil voltar à plena concentração. "Quanto mais focado estiver, melhor será o resultado do seu trabalho e mais produtivo será o seu dia. Agora no começo, não pegue pesado com você, não lote seu dia de atividades, distribua atividades de lazer ao longo da semana, procure retomar aos poucos seu ritmo".