Muito mais que contabilidade, uma parceria estratégica em todos os momentos do seu negócio.
Empresas Contábeis deve se preparar para aumento de Inadimplência de Clientes
Empresas estão cada vez mais endividadas
O Ritmo de Crescimento de empresas inadimplentes continua aumentando, o que pode ser um problemas para empresas de contabilidade é preciso redobrar os cuidados com o fluxo de caixa e levantar o impacto no faturamento mensal.
A Tendência do mercado é o aumento da inadimplência, já que programas do Governo Federal não estão sortindo o efeito esperado, já que as pequenas empresas estão com dificuldades de gerar caixa e pagar parcelas de renegociações.
Esta pesquisa é de Janeiro de 2024, e mostra um raixo x sobre os setores mais afetados por segmentos, estados mais atingidos e um perfil de empresas.
Foram registrados 6,7 milhões de CNPJs no vermelho no Brasil, conforme dados do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian. As dívidas negativadas das companhias somaram R$ 127,8 bilhões e o ticket médio de cada débito foi estimado em R$ 2705,2. Em média, cada negócio inadimplente possuía 7,1 contas atrasadas. A seguir, confira os dados integrados últimos 12 meses:
“O aumento da inadimplência das empresas em janeiro pode ser atribuído, em grande parte, às despesas típicas de início de ano (IPVA, IPTU, reajuste de mensalidades e material escolar), refletindo um cenário sazonal onde as contas acumuladas nesse período impactaram temporariamente a capacidade de pagamento dos consumidores que, consequentemente, influenciam no caixa das companhias”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
O Indicador também mostrou que as empresas do segmento de “Serviços” puxaram a elevação de janeiro, representando 54,9% das companhias inadimplentes, seguidas pelos negócios do “Comércio” (36,4%). Veja, a seguir, a tabela e o gráfico destes recortes:
Já em relação ao setor das dívidas, a maior parte era de “Outros” (28,5%), que considera contas com Indústrias, Terceiro Setor e Primário. O menos impactado foi “Securitizadoras” (1,0%).
Na visão por regiões, os top cinco estados com mais empresas inadimplentes em janeiro foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Já os estados que menos registraram contas em atraso foram Piauí, Tocantins, Amapá, Acre e Roraima. Veja, a seguir, o gráfico com dados de todas as Unidades Federativas (UFs):
Visão por porte: Micro e Pequenas lideram inadimplência
Do total de 6,7 milhões de empresas inadimplentes em janeiro, 6,3 milhões foram de Micro e Pequenas Empresas (MPEs), das quais somavam 43,7 milhões de dívidas e indicavam a média de 6,9 contas atrasadas. Veja o detalhamento abaixo:
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas contempla a quantidade de empresas brasileiras que estão em situação inadimplência, ou seja, possuem pelo menos um compromisso vencido e não pago, apurado no último dia do mês de referência. O Indicador é segmentado por UF, porte e setor.